A Paróquia

Através da devoção a São Sebastião do casal Generoso Martins de Araújo e Maria Madalena, é que surgiu a nossa Paróquia.
     O casal possuía um oratório particular, e todos os anos, no dia 20 de janeiro, juntamente com parentes e amigos, celebravam o martírio de
São Sebastião (isto a mais de cem anos).
     Aumentando o número de pessoas devotas, o casal construiu uma pequena capela, a qual foi considerada como a primeira igreja (essa ruiu com o passar dos anos). Por volta do ano de 1920, os descendentes da família Martins já aparentados com as famílias Almeida e Ribas, construíram uma segunda igreja (de madeira). A construção da terceira igreja, já em alvenaria, deu-se no ano de 1924.
     No ano de 1937 lavrou-se a escritura para doação, passando definitivamente a Mitra Diocesana, no ano de 1961.
     Criação: 16 de fevereiro de 1961, pelo decreto XI assinado pelo bispo Dom Antônio Mazarotto, onde somos desmembrados da Paróquia São José.
     A nova igreja começou a ser construída no ano de 1973 e em 1978 foi realizada a 1ª missa na nova matriz, embora ainda não estivesse concluída.

PARÓQUIAS CRIADAS A PARTIR DE NOSSA PARÓQUIA:

• PARÓQUIA SÃO PEDRO (EM MARÇO DE 1975)

• PARÓQUIA SÃO JORGE (EM 1966)

• PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA (EM 1965)

• PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PILAR (EM SETEMBRO DE 1970)

• PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE (EM 1980)

PÁROCOS:
    Nosso primeiro pároco e idealizador de tudo foi o Pe. Carlos Zelesny, homem humilde, culto e de grande iniciativa. Possuía uma visão ampla e avançada, valorizando e favorecendo a evangelização e a educação.
   Contamos com os demais párocos:

• Pe. Silvio Mocelim 1985/1990

• Pe. Valdeslei Sviercoski

• Pe. Ademir da Guia dos Santos

• Pe. Sérgio Tychanowicz

Continuando a citar as conquistas importantes da nossa paróquia lembramos a criação da Escola São Sebastião.
      No ano de 1963 Pe. Carlos Zelesny adquiriu um terreno adjacente à igreja, onde reformou o prédio e adaptou as salas. Iniciou as aulas com mais de 600 alunos matriculados: - Escola São Sebastião, a qual contou com o trabalho voluntário de muitos.
      Em 04 de agosto deste mesmo ano as Irmãs Apóstolasdo Sagrado Coração de Jesus, chegaram a escola assumindo sua direção.
      No ano de 1971 a escola foi escriturada ao Instituto das Irmãs.
      O início das procissões em louvor a Nossa Senhora Aparecida teve início no ano de 1985, forte momento de oração que reúne muitos fiéis. Já são 29 anos de louvor e dedicação!
      Em agosto de 2005 - dá-se início as novenas em louvor a Mãe querida, nesse ano a Paróquia é declarada Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida.
      Somos todos convidados a esse louvor, participando da Oração das Mil Ave-Marias toda quarta-feira com início às 13:00h, e nas novenas toda quinta-feira às 07:00h, 15:00h e 19:00h.
       O altar de Nossa Senhora foi construído em 2008, com a generosidade do povo que ama a sua mãe.

Nossa paróquia conta com inúmeras pastorais e todos são convidados a se engajar nos trabalhos. Dispomos das seguintes pastorais e movimentos:

• Animação de Cantos;

• Apostolado da Oração;

• Catequese;

• Coroinhas;

• Comunidade da Aliança Theotókos;

• Cursilho;

• Grupo de Jovens Guerreiros;

• Infância Missionária;

• Legião de Maria;

• Liga Católica;

• Ministros da Palavra;

• Ministros Extraordinários da Comunhão e da Esperança;

• Movimento Eucarístico Jovem;

• Oficina de Oração;

• Oficina de Santa Rita;

• Pastoral da Criança, do Batismo, do Dízimo, da Acolhida, da Economia, do Santuário;

• Pequenos Grupos;

• Renovação Carismática Católica;